<< Simples Música

Qual é a sua dificuldade em aprender música? 15/01/2013

Muita gente adoraria aprender música e poder tocar um instrumento. Boa parte até já iniciou algum processo de aprendizado, mas acabou desistindo. Porque aprender música parece tão difícil?

Compartilhar

Conheço muita gente que acaba em uma dessas duas situações:

1) Você já tentou aprender um instrumento, mas nunca conseguiu.

Você já entrou em uma aula - de violão, por exemplo - mas acabou largando. Achou muito difícil tocar alguma coisa que soasse bonito. Nas poucas vezes em que tentou, se cansou rapidamente do exercício chato que o professor passou e largou o intrumento. Você adoraria tocar (como aquele seu amigo), mas acabou se conformando, achando que “não nasceu pra música”.

2) Você já toca um instrumento, mas não entende o que está tocando.

Você toca algumas coisas, sabe ler a partitura ou as cifras minimamente pra decorar e reproduzir igualzinho, mas não tem a menor idéia do que está tocando. Não entende a relação entre as notas e os acordes. Até consegue tirar algumas músicas de ouvido, mas apenas imitando os sons das gravações. Sem compreender a estrutura, não consegue criar uma interpretação própria nem improvisar.

Você já tentou estudar um pouco de teoria, mas sente que os livros simplesmente não respondem as suas perguntas. Eles descrevem um monte de nomes, símbolos, e regras sem utilidade e sem conexão com a prática.


Você se identificou com alguma das duas?

Qual delas? Ou você está em um estágio diferente?

Eu ADORARIA saber! Por favor, responda a esse email me dizendo!

Será que há alguma dificuldade em comum?

Ou será que a música é realmente algo difícil de aprender e pronto?! Eu sinceramente não acredito.

Qual é a sua dificuldade?

Repito: Eu ADORARIA saber! Por favor, Me responda a esse email!

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.