<< Simples Música

Você não precisa entender música. Mas você pode! 29/01/2013

Eis aqui um lindo filme que fala sobre o processo de "entender" a música. Lindo e verdadeiro. Mas cuidado com o que está escondido nas entrelinhas!

Compartilhar

Esse vídeo realmente ficou muito bem feito! A plasticidade das imagens, e a conexão entre elas e a música realmente são lindos! Ele explora muito bem a estética da notação tradicional e deixa uma mensagem muito bonita e verdadeira no final. Se você não assistiu ainda, você realmente deveria!

Se você assistiu, responda: você concorda com essa mensagem? De que não é preciso entender a música para gostar dela?

É difícil não concordar! Parece bem óbvio. Afinal, todo mundo gosta de música mas muito pouca gente ‘entende’ de música, não é mesmo?

Eu também concordo! Mas me incomoda um certo conformismo que parece estar implícito na mensagem. Algo como “É muito difícil mesmo entender a música. Vamos deixar de bobeira e apenas curtir!”

Nada contra aqueles que querem apenas curtir. Mas, se esse não é o seu caso, não se deixe levar pela premissa de que a música é difícil e complicada. Ela não é!

Ressalto isso, pois a mensagem está implícita, escondida sob uma outra que nos faz sentir bem… “você não precisa mais sofrer pra entender essas complicações todas…” Olha que coisa boa! =/

Como a gente concorda de cara com o que está em primeiro plano, acaba aceitando sem pensar o que está pressuposto.

Veja o início da descrição do vídeo, no vimeo:

Music is a good thing. But what we did not know until we started with the research for this piece: Music is also a pretty damn complex thing.

“A música é uma coisa boa. Mas o que não sabíamos até começarmos a pesquisa para essa peça: Música é também uma coisa complexa pra cacete.”

Se é isso que você acha, então esse é um ótimo jeito de começar: esqueça isso! Não é verdade!

Qualquer um pode entender muita coisa sobre música! Muito mais do que o necessário para tocar todas as músicas que você gosta, ler, escrever, tirar de ouvido, harmonizar, acompanhar, improvisar, compor, discutir com os outros… tudo! Não tem nada demais!

O problema ao meu ver - repito - é que a literatura (e a didática) tradicional é péssima. PÉSSIMA! Por vários motivos, é claro. Muitos deles históricos.

Mas isso pode ser consertado! =)

Entenda a música!

Eu tenho tentado contribuir de alguma forma, escrevendo sobre teoria aqui neste blog. Espero que seja útil ;-)

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.