Esse vídeo realmente ficou muito bem feito! A plasticidade das imagens, e a conexão entre elas e a música realmente são lindos! Ele explora muito bem a estética da notação tradicional e deixa uma mensagem muito bonita e verdadeira no final. Se você não assistiu ainda, você realmente deveria!
Se você assistiu, responda: você concorda com essa mensagem? De que não é preciso entender a música para gostar dela?
É difícil não concordar! Parece bem óbvio. Afinal, todo mundo gosta de música mas muito pouca gente ‘entende’ de música, não é mesmo?
Eu também concordo! Mas me incomoda um certo conformismo que parece estar implícito na mensagem. Algo como “É muito difícil mesmo entender a música. Vamos deixar de bobeira e apenas curtir!”
Nada contra aqueles que querem apenas curtir. Mas, se esse não é o seu caso, não se deixe levar pela premissa de que a música é difícil e complicada. Ela não é!
Ressalto isso, pois a mensagem está implícita, escondida sob uma outra que nos faz sentir bem… “você não precisa mais sofrer pra entender essas complicações todas…” Olha que coisa boa! =/
Como a gente concorda de cara com o que está em primeiro plano, acaba aceitando sem pensar o que está pressuposto.
Veja o início da descrição do vídeo, no vimeo:
Music is a good thing. But what we did not know until we started with the research for this piece: Music is also a pretty damn complex thing.
“A música é uma coisa boa. Mas o que não sabíamos até começarmos a pesquisa para essa peça: Música é também uma coisa complexa pra cacete.”
Se é isso que você acha, então esse é um ótimo jeito de começar: esqueça isso! Não é verdade!
Qualquer um pode entender muita coisa sobre música! Muito mais do que o necessário para tocar todas as músicas que você gosta, ler, escrever, tirar de ouvido, harmonizar, acompanhar, improvisar, compor, discutir com os outros… tudo! Não tem nada demais!
O problema ao meu ver - repito - é que a literatura (e a didática) tradicional é péssima. PÉSSIMA! Por vários motivos, é claro. Muitos deles históricos.
Mas isso pode ser consertado! =)
Eu tenho tentado contribuir de alguma forma, escrevendo sobre teoria aqui neste blog. Espero que seja útil ;-)