<< Simples Música

Quer saber como atingir seus objetivos com a Música? 21/07/2013

Antes de mas nada, é preciso saber quais são esses objetivos. O que você quer estudando música?

Compartilhar
A sabedoria musical é uma maratona, não uma corrida de 100m.

Você pode seguir o caminho da maioria dos músicos profissionais (sobretudo os ‘acadêmicos’) e estudar seu instrumento sete ou oito horas diárias. Mas você também pode tocar um pouquinho todo dia, por anos, e viver bastante satisfeito com o quanto você toca.

No fundo é tudo uma questão de objetivos.

Muita gente acaba frustrada no aprendizado musical não porque tenha progredido pouco, nem porque possui expectativas muito grandiosas; mas simplesmente porque nunca pensou sobre quais são seus objetivos.

Qual é o seu objetivo com a música?

Algumas pessoas querem chegar ao topo do mundo, se tornarem grandes virtuosos, fazer consertos pomposos e serem mencionados pela crítica. Nesse caso, o melhor caminho talvez seja seguir um currículo tradicional, estudar seu instrumento sete ou oito horas por dia, e percorrer seu caminho até a Juliard ou a Filarmônica de Berlim.

Mas se você acompanha esse blog, o mais provável é que seu sonho seja algo bem menos grandioso que isso. A maioria das pessoas que eu conheço gostaria apenas de conseguir cantar algumas músicas ao violão, tocar em uma banda de rock, ou em uma roda de samba… simplesmente fazer com que a prática da música faça parte de suas vidas.

Isso é bem mais nobre e profundo do que muita gente que adquire uma formação erudita, vira um virtuoso dentro da escola… mas em casa ouve mesmo outro tipo de música. Não toca o que gosta e não gosta do que toca. Acaba parando de tocar. Parece maluco? Conheço algumas pessoas assim. Você não?

Talvez seu objetivo seja ser um músico conhecido da cidade, tocar nas noites e gravar alguns CDs. Quem sabe até ficar um pouco conhecido e ser chamado pra tocar em outras cidades?

Ou você quer apenas tocar sozinho em casa no fim do dia pra relaxar do trabalho?

Enfim, é tudo uma questão de objetivos.

Se seu caminho é o de se tornar um músico erudito profissional, acho não sou a melhor pessoa pra ajudar (não foi o caminho que percorri).

Mas se seu negócio é ter a prática da música mais presente em sua vida, e aprender as coisas de um jeito simples e prático, então talvez eu tenha algumas dicas úteis pra você.

Quer uma dica?

Comece dando uma olhada nessas 8 dicas aqui.

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.