<< Simples Música

Os vários saberes musicais 04/02/2013

O que significa "saber" música, afinal? Saber tocar é o bastante? Reconhecer a estrutura da música? Analisá-la? Onde queremos chegar, e o que é preciso para conseguir uma compreensão integral da música?

Compartilhar

O entendimento integral da música possui várias facetas.

Antes de mais nada, é preciso conhecer o seu instrumento e ter a habilidade e coordenação motora suficientes para produzir cada uma das notas no momento exato (mesmo que seu instrumento seja sua própria voz!) Esse é o que vou chamar aqui de “conhecimento motor”.

Mas não basta ser capaz de manipular o instrumento, é preciso “sentir” antecipadamente quais notas devem ser tocadas. Há que se concentrar na música, reconhecer e interpretar sua estrutura, ainda que inconscientemente. É preciso escutar antes com nosso “ouvido interno” para só então traduzir isso nos movimentos certos e fazer o instrumento soar. Essa intuição, que todos temos em algum grau, é o que chamarei de “conhecimento sensorial”.

Por fim, é possível ainda desenvolver uma compreensão analítica e intelectual da estrutura musical, enquadrando a experiência auditiva em um sistema convencionado de nomes, símbolos, e regras. Esse “conhecimento intelectual” é o que costumamos chamar de teoria musical.

Qual deles é o mais importante?

Conseguir traduzir um tipo de conhecimento no outro, relacioná-los e formar uma compreensão integral dos três é o ponto mais alto do desenvolvimento musical. Qualquer um dos três, isoladamente, se torna incompleto e falho.

Não há uma ordem específica em que os três possam ou devam ser aprendidos. Pelo que me parece, o ideal é desenvolvê-los em paralelo, pouco a pouco.

Eu diria que o mais nobre dos três (se é que isso faz algum sentido) é o conhecimento sensorial. Aliado à habilidade motora, é dele que precisamos para compor, tocar, interpretar e improvisar. Ele nos dá o domínio da situação na hora em que a música está acontecendo. Assim como a habilidade motora, para desenvolvê-lo é preciso muito treino e prática. Não há como escapar disso.

O conhecimento intelectual pode ser conseguido mais facilmente, com um pouco de leitura, embora a correlação auditiva (sensorial) seja fundamental para concretizar e consolidar a compreensão.

Não é necessário entender a música intelectualmente para gostar dela, nem para tocar, nem pra nada! Muitos gênios da música nunca souberam sequer o nome das notas, e isso não os impediu de se tornarem gênios.

Mas o conhecimento intelectual da música, na minha opinião, pode ser bastante útil. Além de facilitar a comunicação com outros músicos (com quem porventura estejamos tocando junto, por exemplo), ele nos ajuda a desenvolver as habilidades sensoriais e motoras.

Como a teoria pode te ajudar?

Quando a gente entende a “lógica” do sistema musical, consegue também enxergar onde estão nossas dificuldades e o que (e como) é necessário praticar. Isso torna o processo mais fácil, pois cria propósito para os exercícios e treinos. É muito mais divertido, por exemplo, malhar uma escala quando a gente mesmo chega à conclusão do quanto (e como) isso vai ajudar a tocar uma determinada música.

Entender também nos ajuda a ouvir melhor, consciente e atento aos aspectos que estamos aprendendo a reconhecer sensorialmente. É como apreciar a obra de um artista logo após ter lido sobre ele e seu estilo. O olhar atento percebe mais facilmente as minúcias. Escutar analisando é um dos melhores exercícios para desenvolver o conhecimento sensorial.

O entendimento teórico também ajuda a quebrar uma barreira psicológica importantíssima, criando o sentimento de que somos capazes; de que o objetivo que buscamos é de fato alcançável! O meio musical (como muitos outros) adora cultivar nas pessoas o sentimento de que se tornar um grande músico é coisa pra poucos, prodígios, superdotados ou super-heróis. Quando a gente compreende a natureza da coisa, percebe que boa parte disso não passa de balela!

Qual o próximo passo?

Levei um bom tempo pesquisando e procurando respostas para as minhas dúvidas sobre teoria, até conseguir juntar tudo coerentemente, filtrar o que realmente importa e ver as coisas fazerem algum sentido, enfim.

Acho que esse é o caminho que todo mundo acaba tendo que percorrer do zero, toda vez. Mas também acho que não precisa ser assim.

Aqui no blog mesmo você pode achar um bocado de coisas que estou escrevendo sobre teoria. Dá uma olhada!

Você tem alguma dificuldade específica em aprender música?

Eu adoraria saber mais… Dá uma olhada nisso aqui!!

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.