<< Simples Música

Dó Ré Mi o quê? 18/02/2013

Uma breve explicação sobre a organização básica das notas musicais. Quantas são? Como se chamam? Pra que diabos servem o sustenido e o bemol?

Compartilhar

Durante os primeiros anos escolares, ainda crianças, aprendemos que existem 7 notas musicais - Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Mais tarde ouvimos falar em sustenidos e bemóis e as coisas começam a não parecer mais tão simples.

Mas é simples sim! Vamos com calma…

A maioria dos instrumentos modernos consegue produzir um conjunto de 12 notas. Além das 7 que a gente aprende na escola, ainda tem outras 5.

Olhando pro teclado de um piano, é fácil identifica-las:

As teclas pintadas de verde formam um conjunto de 12. São 7 brancas e 5 pretas. As brancas são as conhecidas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. As sete que aprendemos na escola. Depois vem outro Dó, e assim por diante.

É claro que os instrumentos conseguem produzir muito mais que 12 notas. Na figura acima, temos ainda todas as notas à direita e à esquerda da região verde. Mas elas são ‘repetidas’. O significado exato dessa repetição é assunto pra outro post.

As pretas, cada uma delas tem dois nomes. A que fica entre o Dó e o Ré, por exemplo, pode ser chamada de Dó sustenido (Dó#), ou de Ré bemol (Réb).

Sim! Existe um motivo pra elas terem dois nomes. Mas ignore isso por enquanto. Vou usar apenas os nomes com # pra simplificar.

Desse modo, as teclas pintadas de verde na figura acima (considerando as brancas e as pretas) são:

Dó   Dó#   Ré   Ré#   Mi   Fá   Fá#   Sol   Sol#   Lá   Lá#   Si

Doze!

Na notação musical tradicional escrevemos assim:

Cada altura da pauta (que pode ser uma linha ou um espaço) representa uma nota dentre as 7 (dó, ré, mi…). As notas ‘sustenidas’ aparecem com o sinal de # antes.

Olhe com calma…

Sim, você está certo! Entre o Mi e o Fá não tem nenhuma preta. E nem entre o Si e o próximo Dó. É assim mesmo! Veja como as teclas pretas, no piano, vêm ‘agrupadas’ em duas, três, duas, três…

Essas 12 notas são frequências sonoras equidistantes entre si. Quer dizer que a ‘distância’ entre o Dó e o Dó# é igualzinha à que existe entre o Dó# e o Ré, entre o Ré e o Ré#, e assim por diante. O som do Dó# fica portanto exatamente no meio do caminho entre o Dó e o Ré.

(Nem tão exatamente assim, alguns diriam. Mas não se preocupe com isso!)

Como as notas se repetem, em ciclos que são subdivididos igualmente em 12 partes iguais, é conveniente (eu acho, pelo menos) organizar as notas em um círculo, em formato de relógio. Ele também se divide em 12, e é uma geometria com a qual já estamos familiarizados.

Porque?

Porque 12 notas? Porque 7? Porque ESSAS 7? Porque exatamente ESSAS 5 possuem nomes estranhos, derivados das outras 7? Porque não damos OUTROS nomes pra elas? Porque 2 nomes pra cada uma?

Porque não há teclas pretas entre o Mi e o Fá, e entre o Si e o Dó?

Porque depois do Si os nomes começam a se repetir? O que é que um Dó tem a ver com o outro pra que eles tenham o mesmo nome?

Sim há respostas (ou conjecturas) pra todos esses porquês. E para muitos outros também! Algumas razões são físicas e matemáticas, outras culturais. Todos esses assuntos são (ou serão) abordados aqui no blog.

Mas saiba que muitos desses porquês são pura convenção. A gente simplesmente usa, igual a todo mundo, e pronto.

Ao longo do caminho, é preciso ter um pouco de paciência com essas lacunas. Fique tranquilo, elas serão temporárias. É que não dá pra explicar tudo de uma vez só =)

E agora?

Além dessas curiosidades inevitáveis, se alguma coisa ficar confusa ou mal explicada (seja nesse ou em outros posts), basta responder a esse email que eu respondo.

Você agora pode querer saber mais sobre como usamos letras pra simbolizar as notas;

ou pode preferir saber como nascem as escalas.

A decisão é sua =)

De um modo ou de outro, você deveria assinar a newsletter aí abaixo para receber os meus artigos por email ;-)

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.