<< Simples Música

Como nascem as escalas? 07/03/2013

Pra começo de conversa, o que é uma escala? Pra que serve? Porque as escalas que a gente usa têm essa forma?

Compartilhar

No post passado, quando falei que os instrumentos modernos tocam 12 notas diferentes, eu dei um “pequeno” salto na história da música. Vamos voltar um pouquinho…

Esse sistema de 12 notas (que se chama Sistema Temperado) foi proposto no século XVI, e só foi se popularizar mesmo no século XVIII. Até lá, a história da música já havia se desenvolvido um bocado!

Bem antes de dividirmos o ciclo em 12, já estávamos bastante acostumados a dividi-lo em 7 notas, como aquelas que aprendemos na escola.

Na verdade, até hoje, exceto por alguns movimentos vanguardistas bem específicos, é muito raro se utilizarem as 12 notas todas em uma música só. O mais comum é usarmos 7, embora também existam escalas com 5 e 6 notas.

A coleção específica de notas que escolhemos para tocar uma música (ou um “trecho” de uma música) formam o que chamamos de Escala.




De onde vieram as escalas de 7 notas?

Tem muita história pra contar até chegar no exato porquê das escalas de 7 notas terem surgido e sobrevivido ao tempo. Quem estiver interessado (e mais disposto) aqui está um belo texto que explica em mais detalhes.

Resumidamente, posso tentar dizer que por um lado existe entre essas 7 notas uma certa “afinidade numérica” relacionada à proporção entre as suas frequências. Por outro lado, há também um quê de histórico e cultural. Outras culturas, como a árabe ou a asiática, por exemplo, cultivaram escalas diferentes.

Entender esses números é bem interessante, pra quem gosta. Porém, mais importante que entender racionalmente as relações matemáticas é compreender que esses números não foram simplesmente inventados. Até certo ponto, eles foram descobertos.

A relação matemática entre as notas só veio a ser estudada racionalmente depois que as notas já eram mais ou menos conhecidas. Ou seja, o ser humano primeiro foi descobrindo intuitivamente que aquelas notas se relacionavam bem, e só então é que ele se prestou a investigar o porquê matemático.

No vídeo abaixo, o Bobby Mc’Ferrin ilustra isso de uma forma muito clara! Usando a platéia como um instrumento, ele mostra o quanto uma escala em particular (conhecida como Pentatônica, por que é formada por 5 notas) é intuitiva. Olha só:

Quero escrever mais sobre as relações matemática entre as notas, mas por agora o importante é entender que das 12 notas, nós geralmente escolhemos 7 delas (de cada vez) pra tocar; e que existe um motivo para isso! Em parte matemático, em parte histórico-cultural, mas acima de tudo um motivo ligado à nossa percepção intuitiva!

Próximos passos

O conceito de escala possui uma relação muito próxima com o de tonalidades. De uma olhada nesse post para saber mais.

Ou talvez você prefira ler um pouco sobre intervalos.

Compartilhar

Receba por email!

Receba os próximos capítulos fresquinhos em sua caixa de entrada, assim que forem publicados. Você ainda poderá me fazer perguntas, respondendo os emails!

Respeito sua privacidade. Nunca vou mandar spam. Cancele sua assinatura quando quiser.